Entrar na Área de Associado
Directório
Encontre um Ortoptista perto de si:


Parcerias
Forum Tecnologias da Saúde
International Orthoptic Association
Orthoptistes de la Communaute Europeene
Conselho Brasileiro de Ortóptica

Notícia

20ª edição do Hospital da Bonecada - participação de alunos da Licenciatura em Ortóptica/Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão


2021-07-01

20ª edição do Hospital da Bonecada acontece no outono

Um hospital-modelo que promete aprendizagem e diversão para todos.

O evento Hospital da Bonecada, criado em 2001, vai celebrar a sua 20ª edição este ano. Este hospital-modelo tem como objetivo erradicar a “síndrome da bata branca” nas crianças. As crianças levam os seus bonecos ao hospital para que eles lá sejam tratados, em várias salas, dinamizadas por estudantes de diversos cursos da área da saúde.

evento reúne estudantes de diversas áreas da saúde, como Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Ciências Farmacêuticas, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Medicina, Medicina Dentária, Ortóptica, Psicologia e Terapia da Fala. Conta também com a colaboração de vários voluntários, dos cursos de Animação Sociocultural e Educação Básica.

É baseado no projeto Teddy Bear, e desenvolvido pela EMSA (European Medical Students Association). A edição do ano passado ficou condicionada pela pandemia, ao não permitir a realização normal do evento principal, na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa. As atividades decorreram sobretudo online, relacionadas com as diferentes componentes dos hospitais, e  vídeos realizados pela equipa, nos quais simularam o ambiente do hospital-modelo, de forma a que as crianças pudessem perceber o que é o Hospital da Bonecada.

A 20ª edição, volta a propor a organização de um hospital-modelo em termos presenciais, seguindo todas as recomendações da DGS. O tema deste ano é “A Criança e a Saúde Mental”, um assunto apontado pela organização como essencial nos dias de hoje. Parte dos lucros do evento vai reverter para a Associação Dom Maior.

A organização pretende estender a dimensão do evento de 2021 para fora da área de Grande Lisboa, com. arealização prevista de mini-edições de curta duração em diversas áreas do país. É ainda objetivo do Hospital da Bonecada formar crianças junto das escolas em temas relacionados com a saúde, assim como formar os jovens universitários voluntários no tema desta edição.

Este ano o evento principal realizar-se-á entre 27 de outubro e 7 de novembro de 2021, na Praça Central do Centro Comercial Colombo em Lisboa.

https://maemequer.sapo.pt/noticias/20a-edicao-do-hospital-da-bonecada-acontece-no-outono/


voltar

[wEBdESIGN MIAKI]