Entrar na Área de Associado

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/ih999970/public_html/includes/paginas/submenu_e_texto.php on line 14

Cuidados de Saúde Primários

VÍDEO: carrege no link abaixo para visualização.

https://www.dropbox.com/s/ayrua066722xgzj/Video%20.mp4?dl=0

 

 

 

 

CUIDADOS SAÚDE PRIMÁRIOS – RASTREIO RETINOPATIA DIABÉTICA

Do vasto conteúdo funcional do Ortoptista, destacam-se os cuidados de saúde primários (CSP) na área da visão, caracterizando-se, entre outras funções clínicas, pelo desenvolvimento e realização de “ações de sensibilização, programas de rastreio e prevenção no âmbito da promoção e educação para a saúde” (DL 261/93). Neste âmbito, “as intervenções para promoção da saúde visam capacitar as pessoas a aumentar o controlo sobre a sua saúde e os seus fatores de promoção através de esforços de literacia em saúde, em vez de abordar fatores de risco ou condições de saúde específicas.” (OMS, 2029). Por outro lado, “as intervenções preventivas no campo da oftalmologia geralmente enquadram-se em duas categorias: (i) intervenções que visam prevenir a incidência de doenças oculares antes que elas ocorram, visando as causas e fatores de risco; e (ii) medidas tomadas para evitar doenças oculares secundárias a outras condições de saúde.” (OMS, 2019)

Os CSP constituem o primeiro nível de contacto com o sistema de saúde nacional e asseguram que as pessoas recebem cuidados de saúde completos, desde a promoção da saúde à prevenção e ao tratamento da doença, adaptados humana e tecnologicamente ao contexto social, económico e cultural da comunidade. Desempenham o papel de prestador essencial de cuidados de saúde, assumindo também a seleção e o encaminhamento clínico, estratificando os pacientes pelos níveis de diferenciação que compõem o sistema de saúde.

Assim, “através das funções da saúde pública como elementos centrais de serviços de saúde integrados (…), os cuidados de saúde primários são, comprovadamente, uma forma altamente eficaz e eficiente de abordar as principais causas e riscos da falta de saúde e bem-estar nos nossos dias, assim como de lidar com os desafios emergentes que irão ameaçar a saúde o bem-estar no futuro. Está igualmente comprovado que são um investimento de grande valia, visto haver evidências de que os cuidados de saúde primários de qualidade reduzem os encargos totais com a saúde e melhoram a eficiência, reduzindo os internamentos hospitalares” (OMS 2019).

É neste âmbito que o Ortoptista se posiciona, ao desempenhar um papel fundamental nas áreas de promoção da saúde e do rastreio, nomeadamente no rastreio da retinopatia diabética. A Retinopatia Diabética (RD) é a manifestação ocular da doença diabetes mellitus e caracteriza-se por alterações progressivas na estrutura e função dos pequenos vasos e da árvore neuronal da retina, relacionadas com o aumento da permeabilidade vascular e da existência de áreas de irrigação diminuída ou ausente, acompanhada de alterações neuronais, que podem levar à formação de neovasos e áreas de edema, nomeadamente na mácula (zona central da retina), comprometendo, severamente, a visão.

As primeiras alterações, quando detetadas numa fase assintomática, têm tratamento eficaz com elevado custo-benefício. Por outro lado, uma vez instalada a doença, esta evolui para estadios progressivamente mais graves e mais difíceis de tratar.

A melhor estratégia para prevenir a baixa visão e a cegueira assenta na educação para saúde e de hábitos/estilos de vida adequados, no controlo metabólico, assim como no rastreio (através de fotografias ao fundo ocular), para deteção de lesões da retinopatia diabética o seu estadiamento, para uma intervenção terapêutica adequada à gravidade das mesmas. O rastreio e a monitorização de doentes assintomáticos são considerados universalmente como as melhores ações para a prevenção das consequências da retinopatia diabética.

Durante os 4 anos de formação académica base – Licenciatura em Ortóptica ou Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (240 ECTS), as Unidades Curriculares dedicadas a esta área funcional, que conferem um conjunto de competências académicas essenciais ao exercício profissional (DL 261/93 e DL 320/99) são:

 

· Anatomofisiologia Geral (1 semestre) e Anatomofisiologia do Sistema Visual (1 semestre).

· Patologia Sistémica Aplicada / Patologia (1 semestre)

· Biologia Celular e Molecular / Biologia Celular e Histologia (1 semestre)

· Bioquímica Geral / Bioquímica (1 semestre)

· Epidemiologia/Saúde Pública (1 semestre): conceitos em saúde publica e seus determinantes; planeamento e prevenção na área da saúde pública; identificação e mapeamento de doenças emergentes; melhoria da saúde das populações.

· Neurofisiologia da Visão I e II / Mecanismos de Processamento Visual I e II (2 semestres): bases neurofisiológicas do processamento visual, na saúde e na doença.

· Oftalmologia I e II (2 semestres): anatomofisiopatologia do sistema visual e tratamento.

· Técnicas Complementares de Diagnóstico I e II (2 semestres) / Métodos de Estudo do Segmento Anterior e Métodos de Estudo do Segmento Posterior (2 semestres): conceitos téorico-praticos que assentam no raciocínio clínico no âmbito da indicação, planeamento e realização de exames de estudo morfológico, estrutural e funcional cujos resultados contribuem para o diagnóstico da doença ocular.

· Educação Clínica / Casos Clínicos (1 semestre): aplicação, aprofundamento e discussão de linhas raciocínio e decisão clínica em contexto real; atitudes e comportamentos.

· Estágio em Ortóptica II e III (2 semestres) / Estágio em Ortóptica e Ciências da Visão II (1 ano): prática clínica em contexto real: centros de saúde e hospitais.


VÍDEO: carrege no link abaixo para visualização.

https://www.dropbox.com/s/qn1cm7v27hzhdge/Video_CSP_RD.mp4?dl=0

 


[wEBdESIGN MIAKI]