A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ORTOPTISTAS - APOR constitui uma associação privada sem fins lucrativos, de natureza profissional e exerce a sua actividade em todo o território nacional.
A Associação tem por objecto promover, por si e em conjunto com outras organizações, o aperfeiçoamento, a actualização e a promoção profissional e cultural dos seus Associados.
A APOR integra a International Orthoptic Association e o Comité de Liaison des Orthoptistes de la Communauté Européenne OCE.
A nível nacional integra o Fórum Tecnologias da Saúde, constituído pelas seguintes associações profissionais:
- Análises Clínicas e Saúde Pública - APTAC;
- Anatomia Patológica - APTAP;
- Cardiopneumologia - APTEC;
- Medicina Nuclear - APTMN;
- Prótese Dentária - APTPD;
O Fórum Tecnologias da Saúde (FTS) é uma organização supra associativa que integra atualmente 15 Associações Profissionais, que se rege por uma carta de princípios e que tem como objetivo a reflexão sobre questões relacionadas com as profissões no contexto dos sistemas de saúde. Nos últimos anos, tem-se constituído como motor para criar a Ordem Profissional, tendo apresentado o projeto na Assembleia da República durante a última legislatura.
O FTS está a desenvolver contactos com diversos agentes políticos e promoveu a realização do estudo previsto na Lei 6/2008 de 13 de Fevereiro, revogada pela Lei 2/2013 de 10 de Janeiro, com vista à constituição de uma Ordem Profissional.
Resultando de um trabalho em grupo iniciado em 2 de Fevereiro de 1992, o Fórum tem permitido ao longo destes anos equacionar e trabalhar todas as grandes questões das profissões das Tecnologias da Saúde, designadamente a integração do ensino no Sistema Educativo Nacional e a Regulamentação das Actividades Paramédicas.
É um espaço aberto de reflexão e tratamento de estratégias comuns a todas as profissões, regido por acordo de princípios subscrito por todas as organizações integrantes.