OCT - TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA
Os meios complementares de diagnóstico são, actualmente, uma das principais áreas de atuação do Ortoptista, que visa estudar e explorar as características anatómicas e funcionais do sistema visual, permitindo ainda compreender o desempenho visual.
A tomografia de coerência óptica (OCT) estuda o segmento anterior e/ou o segmento posterior do olho, identificando as estruturas oculares de acordo com o grau de reflectividade dos tecidos após incidência de luz I.V.. As imagens obtidas (cortes histológicos transversais “in vivo”) são de elevada resolução, possibilitando visualizar em tempo real e de forma não invasiva (sem dilatação da pupila) a constituição e integridade das várias estruturas oculares, efectuar medições de espessura, permitindo, assim, acompanhar a evolução de alterações na existência de doença e a sua resposta aos tratamentos.
Outras aplicações do OCT, para além do estudo segmentado da retina, do epitélio pigmentado da retina e da coróide, consistem na medição da espessura da camada de fibras nervosas da retina (RNFL) na região proximal ao disco óptico, assim como na medição da espessura da camada dos corpos das células ganglionares e da mácula, bem como no estudo morfológico do nervo óptico. Actualmente, é a técnica de estudo golden standard no diagnóstico de doenças do nervo óptico, como o glaucoma.
Angio OCT: Angiografia por OCT
O Angio OCT foi desenvolvido como uma extensão da imagem do OCT e permite estudar separadamente os diferentes plexos vasculares da retina. A sua aquisição ocorre pela captura de vários “cortes” transversais (scan A) sucessivos no mesmo local da retina em diferentes tempos. Sendo a retina um tecido estático, os artefactos detectados entre cada scan são atribuídos apenas ao movimento do sangue na rede vascular da retina.
Torna-se particularmente útil nos estudos das doenças vasculares da Retina e da Coróide, nomeadamente na Degenerescência Macular Ligada à Idade (DMI), na Retinopatia Diabética e na Oclusão Venosa da Retina, entre outras patologias frequentes.
SA-OCT: OCT do Segmento Anterior
Este tipo de OCT utiliza um adaptador que permite visualizar o segmento anterior do olho, nomeadamente a córnea, a câmara anterior, a íris e o cristalino, através de vários planos seccionais da(s) estrutura(s) a avaliar.
Este OCT tem um elevado espectro de aplicações clínicas: avaliação do menisco lacrimal; doenças da superfície ocular; distrofias da córnea e doenças do estroma; análise da profundidade da câmara anterior e do vault na adaptação de lentes de contacto e no implante de lentes intraoculares de câmara anterior e lentes intra-oculares fáquicas de câmara posterior; análise de alterações dos tecidos no período pós-cirurgia de catarata e glaucoma; avaliação do ângulo iridocorneano.
Durante os 4 anos de formação académica de base – Licenciatura em Ortóptica ou Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (240 ECTS), as Unidades Curriculares dedicadas a esta área funcional, que conferem um conjunto de competências académicas essenciais ao exercício profissional (DL 261/93 e DL 320/99), são:
· Anatomofisiologia Geral (1 semestre) e Anatomofisiologia do Sistema Visual (1 semestre).
· Oftalmologia I e II (2 semestres): anatomofisiopatologia do sistema visual e tratamento.
· Técnicas Complementares de Diagnóstico I e II (2 semestres): conceitos téorico-práticos na realização de exames complementares que suportam o diagnóstico final.
· Educação Clínica / Casos Clínicos (1 semestre): aplicação, aprofundamento e discussão de linhas raciocínio e decisão clínica em contexto real; atitudes e comportamentos.
· Estágio em Ortóptica II / II e III (1 semestre/2 semestres): prática clínica em contexto real (centros de saúde e hospitais)