Entrar na Área de Associado

Formação do Ortoptista

Formação do Ortoptista


Formação

O Curso Superior de Ortóptica encontra-se integrado no ensino superior politécnico. Actualmente existe uma instituição onde é ministrado:

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ensino superior público)

A formação de base é constituída por uma licenciatura de 4 anos (240 ECTS).

Após a formação de base todos os profissionais devem registar-se na Secretaria Geral do Ministério da Saúde (ex-DMRS), entidade que regula o seu exercício, obtendo a Cédula Profissional que lhes permitirá exercer a profissão.

Os Ortoptistas pertencem a um grupo de dezoito profissões, designado por Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (T.D.T.).



O Processo de Bolonha

A Declaração de Bolonha (abrir documento original em inglês) criada a 19 de Junho de 1999 pelo esforço concertado dos Ministros da Educação do Espaço Europeu em funções naquela data, e posteriormente ratificada, preconiza o desenvolvimento de um "Espaço Europeu de Ensino Superior" até 2010, que promova a livre circulação de estudantes, docentes e profissionais pelos diversos estados membros, objectivo tangível através da adopção de uma estrutura de graus equivalente entre as diversas áreas do conhecimento, baseada essencialmente em dois ciclos de formação.

Portugal assinou essa declaração e, ao longo dos últimos anos, envidou esforços no sentido de responder ao desafio proposto.

Presentemente, a nível nacional, o processo relativo ao Curso Superior de Ortóptica está concluído.


[wEBdESIGN MIAKI]