Entrar na Área de Associado
Directório
Encontre um Ortoptista perto de si:


Parcerias
Forum Tecnologias da Saúde
International Orthoptic Association
Orthoptistes de la Communaute Europeene
Conselho Brasileiro de Ortóptica

Notícia

Tomada de Posse dos Órgãos Sociais APOR

Tomada de Posse Órgãos Sociais APOR
2015-11-24
Foram eleitos, no final do mês de Outubro, os novos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR) para o quadriénio 2015-2019.

Aldina Reis é a presidente da nova Direção, que é ainda composta por Isabel Reich-d'Almeida (Vice-Presidente), Hugo Quental (Tesoureiro), Gonçalo Marques (Secretário) e Teresa Mesquita (Vogal). A mesa da Assembleia Geral é agora constituída por Sónia Schaefer Ferreira (Presidente), Paula Mendes (Vice-Presidente) e Catarina Mateus (Secretária), sendo o Conselho Fiscal formado por Wilson Quintino (Presidente), Maria Eduarda Martins (Secretária) e Ana Rita Santos (Relator).

Aldina Reis, natural de Coimbra, é Ortoptista Especialista do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Mestre em Ciências da Visão e Doutorada em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É, ainda, professora adjunta convidada da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Licenciatura em Ortóptica),  colaborando também com a Universidade do Mindelo (Cabo Verde). Investigadora do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), onde tem participado, ao longo dos anos, em vários estudos na área da Neurofisiologia da Visão, detém alguns prémios científicos destacando-se, entre eles, o Prémio Pfizer de Investigação Clínica 2006 e uma menção honrosa do Prémio Pfizer de Investigação Científica 2005. Segundo a nova presidente, "a direção da APOR deve continuar empenhada nas ações de divulgação da profissão, com o propósito de aumentar o reconhecimento dos Ortoptistas junto do público em geral". Neste sentido, "a ênfase na comunicação deverá estar sempre presente e ocorrer tanto com os profissionais como com a população a quem prestamos os cuidados na área da saúde da visão".

Faz também parte dos objetivos principais da Direção para este mandato fornecer novas ofertas de formação contínua para os seus profissionais, assim como estimular a produção científica. Aldina Reis confessa-se satisfeita com o facto de "existirem cada vez mais colegas ortoptistas envolvidos na investigação de reconhecimento internacional, o que muito contribui para o enriquecimento da profissão".

Por fim, a nova presidente realça que uma das principais prioridades passa pela manutenção de um clima de união entre todos os ortoptistas portugueses, assim como pela incentivação a participarem, cada vez mais, no dia-a-dia da Associação. Consciente que terá desafios importantes pela frente, Aldina Reis conta com a ajuda dos colegas e deixa patente que "a força da Direção virá da energia e do empenho dos seus associados; e só todos juntos poderemos ultrapassar as dificuldades e os desafios que nos são colocados".


4e15810455add54ea621dd7413dff298.jpg

Imagem – Elementos dos Novos Órgãos Sociais APOR (da esquerda para a direita): Paula Mendes, Catarina Mateus, Sónia Ferreira, Aldina Reis, Wilson Quintino, Isabel Reich-d'Almeida, Teresa Mesquita, Gonçalo Marques, Maria Eduarda Martins e Hugo Quental.

voltar

[wEBdESIGN MIAKI]