Entrar na Área de Associado
Directório
Encontre um Ortoptista perto de si:


Parcerias
Forum Tecnologias da Saúde
International Orthoptic Association
Orthoptistes de la Communaute Europeene
Conselho Brasileiro de Ortóptica

Notícia

Nota de homenagem à ortoptista GAIL STEPHENSON

A morte de uma amiga.
2015-07-28

Caros colegas ortoptistas.

É com infinita tristeza e consternação que anuncio a morte da nossa colega, e minha querida amiga, Gail Stephenson. Embora sabendo que estava muito doente, foi um grande choque que todos nós na IOA e na OCE sofremos. Morreu no dia 19 de Julho. O seu funeral terá lugar segunda – feira dia 3 de Agosto em Liverpool.

Conheço a Gail desde 1979. Foi profissionalmente uma grande ortoptista, tendo tido uma carreira profissional distinta e exemplar, preenchida por reconhecimento e mérito não apenas no Reino Unido mas também internacionalmente

Este mérito foi-lhe conferido ao longo dos anos não apenas pela Universidade de Liverpool na qual, desde o seu início, presidiu ao Curso Superior de Ortóptica (1992) e que lhe atribui o título de professor em 2013, mas também por outras Universidade pelas quais foi frequentemente convidada a participar em cursos vários e workshops. Mereceu sempre o apoio e consideração dos seus colegas, alunos e superiores.

Era convidada assiduamente para dar conferências e lecionar em vários países, incluindo a China onde foi diversas vezes e onde estava a promover o curso de ortóptica. Fazia parte dos conselhos científicos de diversos organismos e revistas profissionais. Teve sempre papeis relevantes na sociedade inglesa e irlandesa de ortóptica, o que lhe concedeu o titulo de “Fellow of the British and Irish Ortoptic  Society”

Foi, por unanimidade, votada para Presidente da OCE (2013) embora, infelizmente para os ortoptistas europeus, só tenha conseguido manter-se pouco mais de um ano nesse cargo.

Penso que a sua comparticipação no Congresso da APOR em 2013, foi um privilégio para quem a conheceu e ouviu as suas apresentações. Sei que ela própria gostou muito de ter estado connosco e ter conhecido os ortoptistas portugueses e os nossos alunos. Sei que adoraria ter voltado o que, agora, não será jamais possível.

Como pessoa, tenho dela a memória de uma pessoa alegre, dinâmica, sempre cheia de ideias inovadoras e pronta a ajudar quem lhe pedisse. Era sempre uma grande alegria encontrá-la nos Congressos e reuniões. Tinha uma capacidade de empatia hoje em dia difícil de encontrar. Projectava competência e humor nas suas intervenções, palestras e ensinamentos.

Não só a ortóptica inglesa, mas toda a ortóptica a um nível mundial, ficaram mais pobres com a sua partida.

Pessoalmente é uma grande perda mas sinto-me privilegiada e melhor por tê-la conhecido e ter sido sua colega e amiga. Espero que um pouco dela tenha ficado para os ortoptistas portugueses que com ela estiveram. Ficará comigo para sempre.

Isabel Reich-d’Almeida

Se quiserem mais detalhes sobre a vida dela vão ao link:

http://news.liv.ac.uk/2015/07/21/obituary-professor-gail-stephenson/


Gail Stephenson


voltar

[wEBdESIGN MIAKI]